Blog

31 de Julho de 2018

Como fazer um Currículo profissional?


Mais do que experiência e formação, para fazer um currículo de qualidade é preciso estar atento a alguns detalhes. Saiba mais:

Não é anormal, principalmente para sua primeira vaga, ficar nervoso ao fazer um currículo. Muitas vezes, colocamos em nós uma pressão desnecessária para impressionar quem está recebendo o nosso currículo, e claro, nos tornamos vulneráveis a cometer erros e, especialmente, exageros nos dados, o que pode comprometer a chance para conseguir a tão desejada vaga de emprego.

Porém, fazer um currículo bem feito não é algo que necessita de muito tempo ou esforço para estruturar, afinal, ele é somente uma espécie de cartão de visitas para o entrevistador com dados sobre a sua própria carreira, capacitação e experiências. O que é importante dar uma atenção especial para alguns detalhes e evitar alguns equívocos comuns.

O CEBRAC separou para você dicas essenciais para fazer um currículo excelente:

Seja objetivo

Apesar de aparentar ser melhor fazer um currículo cheio de informações, concentre-se em colocar no documento apenas o essencial! Em apenas uma página (ou duas, caso você tenha uma carreira mais extensa), exiba tudo que o recrutador precisa saber sobre você e suas afinidades para o cargo.

Escreva suas experiências mais recentes

Pois a ideia é justamente mostrar para a empresa que seus cargos anteriores eram similares ao que você busca no atual momento. Lembre-se de citar a data de admissão e saída, nome da empresa e suas funções, descrevendo a sua rotina de trabalho, as realizações e objetivos que conseguiu atingir.

 

Fale de seus pontos fortes 

Mais do que saber sobre as suas capacitações e experiências, o recrutador quer ter noção de como você é como pessoa para ter certeza que você se encaixa com os objetivos e com o ambiente da empresa. Por isso, cite quais as suas maiores qualidades enquanto profissional e como elas te ajudaram (e continuarão a te ajudar) em sua carreira!

 

Fale de seus pontos fortes 

Mais do que saber sobre as suas capacitações e experiências, o recrutador quer ter noção de como você é como pessoa para ter certeza que você se encaixa com os objetivos e com o ambiente da empresa. Por isso, cite quais as suas maiores qualidades enquanto profissional e como elas te ajudaram (e continuarão a te ajudar) em sua carreira!

 

Atente-se com a formatação

Para fazer um currículo bem feito, basicamente, é preciso organizar todas as informações relevantes sobre você em um design simples. Preferencialmente, use margens amplas para separar bem os tópicos e aposte em fontes do texto limpas (negrito e itálico devem ser usados de forma econômica). Existem excelentes modelos de currículo na internet com essas especificações, é só saber procurar o melhor para você! 

 

Revise

Nada melhor do que um olhar crítico depois de terminar de fazer um currículo, afinal, qualquer pessoa deixa escapar algum erro de gramática ou digitação, não é mesmo? Se possível, peça para algum amigo fazer isso por você para garantir! 

 

Seja sincero

Tão importante quanto apresentar informações valiosas sobre sua experiência para o cargo é ser honesto em seu currículo. Colocar dados que não condizem com a sua formação e carreira pode ser problemático para você, mesmo que na melhor das hipóteses você consiga o emprego. Uma hora ou outra você terá que mostrar que consegue colocar em prática o que escreveu, certo?

 

Não bote sua credibilidade em risco!

O CEBRAC te ajuda a fazer um currículo impecável! 

Para fazer um currículo impecável, além de estruturação, você precisa também de uma formação de qualidade para que você consiga a vaga pretendida! O CEBRAC oferece diversos cursos profissionalizantes que são referência nacional e capacitam anualmente milhares de pessoas a ingressarem no mercado de trabalho!

Conheça agora nossos cursos! 

 

Os melhores
cursos pra você

CANAL TV CEBRAC
DICAS E NOVIDADES

Prêmios

CEBRAC É A REDE DE ENSINO MAIS PREMIADA DO BRASIL

CEBRAC CEBRAC Cursos Profissionalizantes 43 3026-8989 cebrac@cebrac.com.br