Blog

06 de Junho de 2018

Entrevista de Emprego: dicas valiosas para se dar bem


Uma entrevista de emprego não precisa ser algo para você se preocupar. Confira abaixo dicas para conquistar a vaga pretendida!

Não podemos negar: uma entrevista de emprego deixa qualquer pessoa ansiosa. É quase impossível não se ver inseguro e com mil pensamentos na cabeça, sem falar no medo de não conseguir a vaga, mesmo quando você possui experiência e capacitações que se encaixam no perfil pretendido. Neste contexto, é importante ressaltar que alguns cuidados antes podem ser valiosos para você conseguir o emprego!

O CEBRAC preparou para você algumas dicas de como se dar bem na entrevista de emprego:

Estude a vaga e a empresa

Após a resposta do contratante, a primeira coisa que você deve fazer é correr atrás de informações importantes sobre a organização, desde dados mais operacionais (ramo de atuação, qual o seu porte, onde fica sua sede) até detalhes sobre o ambiente de trabalho (se possível, sobre as pessoas que trabalham lá e quais suas opiniões sobre a empresa).

Tudo isso ajuda você a se preparar para o tom da conversa, a postura no momento da entrevista, quais assuntos abordar com a pessoa e, principalmente, direcionar corretamente as respostas.

Treine e simule situações que mostrem as suas competências

Lembre-se que em uma entrevista de emprego sempre existirão padrões de perguntas, utilizados para que o entrevistador consiga mensurar suas respostas em comparação com os demais entrevistados. Assim como em uma prova, esteja preparado para responder perguntas sobre sua capacitação e histórico de trabalho (quando houver), com objetividade e lembrando de suas melhores experiências.

Uma boa dica é deixar a memória fresca para lembrar 5 situações positivas de seus trabalhos anteriores, nas quais você, mesmo sob pressão e condições desfavoráveis, conseguiu dar a volta por cima e obteve resultados positivos para a empresa em que trabalhava. No caso de não ter trabalhado ainda, fale sobre situações em colégios e cursos nas quais se destacou (principalmente em trabalhos em equipe) ou até mesmo sobre experiências individuais em quelidou com as adversidades com maturidade e calma.

Mantenha a calma e se concentre!

Agora, falando sobre o momento da entrevista de emprego, o primeiro fator (e talvez o principal) para se dar bem é não deixar o nervosismo tomar conta, o que pode ocasionar em respostas incoerentes, lapsos de informação e até mesmo na falta de entendimento das perguntas  feitas pelo entrevistador.

Lembre-se que você já foi chamado para a entrevista, ou seja, já passou por um critério de avaliação e foi selecionado entre os candidatos com o perfil desejado pela empresa. O que precisa é focar em demonstrar, com confiança e boa comunicação, que você é a pessoa certa para o cargo. Argumentar com calma se torna uma tarefa muito mais fácil! 

Faça perguntas para o entrevistador

Uma das coisas que mais expressam interesse em uma entrevista de emprego é fazer perguntas para o entrevistador sobre o cargo e a empresa. Isso demonstra o seu interesse na vaga, além de curiosidade e proatividade, ou seja, confirma a sua vontade em fazer parte da empresa. Mas claro, tenha bom senso (perguntar sobre o salário no contexto errado não é melhor opção).

Outro bom uso para as perguntas é para confirmar algo que o entrevistador falou, mas você não entendeu muito bem, afinal, é melhor reforçar a informação e dar a resposta certa do que fingir que entendeu, não é mesmo?

Quer ainda mais ajuda na entrevista de emprego?

Contar com capacitação de qualidade é um fator decisivo para que você mostre para qualquer empresa que você é a pessoa perfeita para a vaga oferecida! Com o CEBRAC, você tem acesso a vários cursos profissionalizantes que irão fazer de você uma pessoa apta para o mercado de trabalho brasileiro.

Saiba mais sobre nossos cursos aqui!

Os melhores
cursos pra você

CANAL TV CEBRAC
DICAS E NOVIDADES

Prêmios

CEBRAC É A REDE DE ENSINO MAIS PREMIADA DO BRASIL

CEBRAC CEBRAC Cursos Profissionalizantes 43 3026-8989 cebrac@cebrac.com.br