Blog

31 de Agosto de 2021

6 dicas para empreender em uma nova carreira profissional

CAPA (3) 

Se você está insatisfeito com sua carreira, saiba tudo o que precisa para escolher uma nova carreira profissional.

O mercado de trabalho vem passando por diversas mudanças, devido ao avanço das novas tecnologias, crises econômicas e surgimento de novos cargos. Isso tem feito muita gente pensar em uma nova carreira profissional. No entanto, mudar nunca é fácil.

É necessário planejamento e cuidados para que essa mudança resulte no seu crescimento profissional. 

 

POR QUE BUSCAR UMA NOVA CARREIRA PROFISSIONAL?

Geralmente, as pessoas tomam essa decisão motivadas por dois fatores: necessidade ou desejo. A necessidade pode ocorrer quando o profissional perde o emprego e não consegue uma recolocação na mesma área em que atuava. Ou, então, sua profissão pode ter sido impactada por alguma nova tecnologia, que a tornou ultrapassada.

Nesse contexto, existem cargos que estão deixando de existir – ou que passarão por esse processo, em um curto espaço de tempo.

 

FOTO 1 (5) 

 

COMO COMEÇAR UMA NOVA CARREIRA PROFISSIONAL

Reconhecer que você está frustrado e insatisfeito com o rumo que sua vida profissional tomou pode ser muito desafiador. Principalmente, se você já está há muitos anos trabalhando na mesma área.

Mas, seguindo o passo a passo que mostraremos a seguir, você aumenta consideravelmente as chances de começar, com segurança, uma nova carreira profissional.

1 – A mudança é de emprego, carreira ou de profissão?

O primeiro passo, antes de pensar na nova carreira, é ter a certeza que o problema não está no seu emprego ou na empresa atual. Isso significa que você precisa decidir se a mudança é de emprego, de carreira ou de profissão. Procure avaliar se a sua insatisfação não está relacionada a problemas com o chefe ou com a cultura da empresa. Neste caso, a solução é mais simples: basta procurar um novo emprego.

 

FOTO 2 (5) 

 

Atualize seu currículo, procure recrutadores, pesquise outras empresas e comece a buscar outro emprego mais adequado ao seu perfil profissional.

Mas, se a sua a infelicidade estiver relacionada à sua atuação como profissional, então é hora de procurar uma nova carreira profissional.

Neste caso, considere todas as áreas de atuação dentro da sua profissão. Por exemplo, um profissional de marketing pode fazer carreira em Marketing Digital, Trade Marketing, entre outras. Dessa forma, escolher uma nova carreira profissional dentro da mesma profissão permitirá aproveitar sua base de conhecimento e experiências de mercado.

Entretanto, se essa possibilidade não existir, é sinal de que precisará buscar uma nova profissão no mercado de trabalho.

 

2 – Faça um planejamento financeiro e pessoal

Agora que você já sabe o que deseja fazer, precisa se preparar. Isso porque toda mudança realizada com o planejamento adequado ocorre de maneira muito mais tranquila.

Assim, realizar um planejamento financeiro e pessoal permitirá que você organize seus recursos de tempo e dinheiro para buscar uma nova carreira profissional. Além disso, te ajuda a se ir preparando da melhor maneira para a mudança.

Outro aspecto importante a ser considerado é que, ao começar em outra área de atuação, você não conseguirá manter o mesmo salário. Isso pode ocasionar um desequilíbrio nas contas.

Dessa forma, uma reserva financeira possibilitará manter suas contas em dia até que sua nova carreira comece a dar frutos.

 

FOTO 3 (5) 

 

 

3 – Descubra o que você ama fazer

Se, por um lado, a tecnologia está extinguindo algumas posições de trabalho, por outro, está criando diversas novas profissões. Isso faz com que existam dezenas de opções para quem deseja empreender em uma nova carreira profissional.

Assim, nesse cenário, você precisa saber o que realmente gosta de fazer. Para isso, deve investir seu tempo e energia no seu autoconhecimento para descobrir as atividades profissionais que podem fazer seu olho brilhar.

Além disso, é o momento de descobrir quais as habilidades necessárias para se tornar um profissional bem-sucedido nesta nova carreira.

 

FOTO 4 (4) 

 

 

4 – Identifique as habilidades que já possui

Se você deseja buscar uma nova carreira profissional por conta da insatisfação com a atual, tem grandes chances de você não estar exercitando seus talentos. E por que isso é importante?

Porque nosso prazer nas atividades profissionais que desenvolvemos está, intrinsecamente, relacionado à utilização das nossas melhores habilidades ou nossos talentos. Ou seja, você só consegue gostar daquilo que faz muito bem.

Além disso, essa também é a condição essencial para que você se destaque na sua nova carreira profissional. Ao ser apaixonado pelo seu trabalho, conseguirá se dedicar com muito mais empenho em fazer o necessário, entregando um trabalho de qualidade.

Portanto, você precisa mapear seus talentos e competências atuais e depois olhar para o mercado.

 

FOTO 5 (2) 

 

 

5 – Pesquise o mercado

Neste próximo passo rumo à sua nova carreira profissional, você deve pesquisar o mercado para identificar todas as potenciais áreas de atuação onde poderá aplicar suas habilidades e talentos.

Procure não descartar nada nessa fase inicial, mesmo as ideias que podem parecer absurdas, a princípio. A tecnologia e a internet estão revolucionando alguns setores e hoje é possível construir uma carreira fazendo praticamente de tudo.

Feito isso, você irá pesquisar, para cada opção encontrada como ela está no mercado, as possíveis empresas, cargos, salários e benefícios existentes. Essa é a parte prática onde você irá coletar dados e informações concretas para avaliar as possibilidades de realizar sua mudança.

No entanto, evite usar como critério apenas salário e benefícios oferecidos, nem escolha uma nova carreira apenas por estar “na moda”. Mas cuidado. Estes fatores são importantes, mas como complemento ao seu primeiro critério: sentir prazer em realizar seu trabalho.

Procure descobrir, também, quais os diferenciais que podem ajudá-lo a se destacar nesta nova carreira profissional. Pode ser uma especialização ou a fluência em outro idioma, como o inglês, por exemplo.

 

FOTO 6 (1) 

 

 

6 – Crie um Networking eficiente

O networking será uma poderosa ferramenta para você iniciar em uma nova carreira profissional. Existem diversas maneiras de usá-lo para facilitar sua busca. Vamos ver algumas:

• Informe os seus colegas de trabalho. Se você está planejando apenas mudar de área de atuação, dentro da mesma profissão, seus colegas de trabalho podem ser uma fonte de oportunidades. Ou, eles podem conhecer algum profissional influente na sua nova área, com quem possa se conectar;

• Conecte-se com novos profissionais. Sua pesquisa de mercado mostrará diversas empresas e profissionais na sua nova área profissional. Você pode trazer essas pessoas para sua rede de contatos, obtendo informações preciosas sobre sua nova carreira profissional;

• Converse com quem já fez a mudança. Essas pessoas podem fornecer informações valiosas sobre a rotina, oportunidades de crescimento e os melhores caminhos para realizar essa mudança;

• Busque eventos relacionados a sua nova área. Procure frequentar eventos profissionais ligados ao seu novo setor. Podem ser palestras, feiras, congressos, entre outros. Isso aumentará o seu conhecimento sobre a sua nova área de atuação, além de possibilitar conhecer novos profissionais para expandir a sua rede de contatos.

FOTO 7 (1) 

Os melhores
cursos pra você

CANAL TV CEBRAC
DICAS E NOVIDADES

Prêmios

CEBRAC É A REDE DE ENSINO MAIS PREMIADA DO BRASIL

Cebrac Cursos Profissionalizantes
43 3026-8989
cebrac@cebrac.com.br