Blog

26 de Novembro de 2018

Como melhorar seu perfil profissional nas redes sociais?

 

Estruturar um perfil profissional, para a maioria das pessoas, envolve apenas desenvolver o currículo, acumulando experiências, cursos e outras capacitações. Alguns vão além, também conseguindo um bom networking, ou seja, uma rede de contatos profissionais influentes. Porém, em situações como processos seletivos de emprego, pensar que o que está exposto sobre você apenas fica no papel não é  totalmente certo, especialmente se você tem uma conta do Facebook.

Lembre-se: as redes sociais dizem muito sobre você.

Elas podem evidenciar se alguém está mentindo em relação ao seu currículo, podem verificar a procedência de certas experiências informadas e, especialmente, exibem a sua personalidade, gostos e posicionamentos para quem quiser ver, tornando mais fácil para qualquer recrutador eliminar você do processo seletivo caso ele veja coisas que não condizem com o perfil profissional buscado pela empresa.

Mas não pense que as redes sociais devem ser evitadas! Na verdade, elas podem ser utilizadas como ferramentas para reforçar o seu perfil profissional e aumentar o interesse de qualquer empresa em você!

Como otimizar o perfil profissional nas redes sociais?

Atualize suas experiências profissionais

Acredite, as descrições do seu perfil nas redes sociais, como no Facebook, podem ser o canal onde o empregador verá se as experiências que você colocou no currículo estão certas. Claro que isso não é uma regra, mas é sempre bom deixar todos os dados sobre a sua carreira coerentes. Isso também pode atrair pessoas que queiram trabalhar com o seu perfil profissional em buscas online (especialmente o Linkedin).

Foque no networking digital

Claro que adicionar pessoas suspeitas e sem qualquer ligação com você é algo problemático, mas sempre busque ter presente nas suas redes sociais pessoas com um perfil profissional próximo ao seu, com áreas de atuação parecidas e interesses em comum. Com interações e discussões construtivas, essa pessoa pode muito bem se tornar uma chave para que a sua imagem fique positiva e você consiga grandes oportunidades no futuro.

Não esqueça do Linkedin

Se você deseja realmente levar o seu perfil profissional ao mundo digital da melhor forma possível, concentre-se no Linkedin. Ele é uma rede social especializada  no mundo corporativo, ideal para quem busca networking e oportunidades para a carreira. Mas claro, não basta só criá-lo: você precisar atualizar sua conta constantemente e fazer postagens relevantes. Com bons feedbacks no Linkedin, é improvável que suas chances no mercado não aumentem!

Não exagere

O mais importante, independente de onde você esteja online, é sempre ter discernimento na hora de fazer postagens. Escrever sobre polêmicas, replicar discursos de ódio ou perder a paciência e ofender pessoas com certeza não agregam em nada para seu perfil profissional (e nem pessoal). Além de limitar o seu networking, perder a mão nas redes sociais pode custar como nunca a sua chance de conseguir oportunidades no mercado de trabalho.

Atente-se na linguagem!

Agora que você sabe que deve estar atento para o que posta no Facebook, Twitter ou qualquer outro lugar, você também deve prestar atenção em como posta! Revise sempre a gramática, coerência e palavreado em suas publicações. Seria um tanto problemático para você uma situação onde o recrutador vai à sua rede social e encontra inúmeras postagens cheias de palavrões e piadas de mau gosto, não acha?

Quer mais dicas para se dar bem no mercado de trabalho? Fique atento para mais conteúdo do CEBRAC!

Os melhores
cursos pra você

CANAL TV CEBRAC
DICAS E NOVIDADES

Prêmios

CEBRAC É A REDE DE ENSINO MAIS PREMIADA DO BRASIL

CEBRAC CEBRAC Cursos Profissionalizantes 43 3026-8989 cebrac@cebrac.com.br