Blog

23 de Abril de 2021

Dia Mundial do Livro: por que ler é tão importante?

Dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro, mas afinal, o que o hábito da leitura pode trazer de benefícios para a nossa vida profissional e pessoal?

 

 

 

Ler: um ato aparentemente simples, mas que pode nos levar a lugares, épocas e histórias diversas. Quantas vezes não lemos um livro e nos envolvemos tanto com a narrativa contada que sofremos, vibramos e ficamos felizes com os rumos dos personagens? É exatamente esse o poder do livro que envolve a imaginação e a curiosidade do leitor. Primeiramente, para falar de leitura, é necessário entender que essa prática está intimamente ligada à história do desenvolvimento da escrita. Aproximadamente 3.200 a.C os sumérios criaram a escrita cuneiforme, a partir daí, vários formatos de escritas foram desenvolvendo-se em lugares e tempos diferentes, juntamente com a prática da leitura, que foi sendo moldada e modificada de acordo com cada sociedade.

 

Em Atenas, por exemplo, as crianças eram ensinadas a decorar e recitar as epopeias de Homero, isso ocorria pelo fato da leitura ser considerada coletiva na Antiguidade. Ou seja, a prática de ler acompanhou o homem desde o início, em diversas sociedades e sistemas. Hoje em dia, com os avanços digitais e tecnológicos, o papel foi amplamente substituído pelas telas de computadores, tablets e smartphones, mesmo assim, o hábito de ler continua a ser um bom aliado no cotidiano. Dados divulgados pela pesquisa “Retratos da leitura no Brasil” mostraram que pouco mais da metade dos brasileiros têm hábitos de leitura, 52% (100,1 milhões de pessoas). O resultado é 4% menor do que o que foi registrado no ano de 2015, quando a porcentagem de leitores no país era 56%. Contudo, a média de livros inteiros lidos em um ano continuou o mesmo: 4,2 livros por brasileiro (fonte: G1).

5 motivos para você não desistir da leitura:

 

1.     Ampliar o repertório cultural

 

Quando entramos em contato com o mundo dos livros, entramos em contato, também, com uma pluralidade de culturas. As narrativas podem estar ambientadas na América Latina, na Europa ou na Ásia. Podem narrar fatos de mil anos atrás ou nos situar no aqui e no agora. Dessa maneira, é possível nos conectar com diversos temas e com diversas áreas do conhecimento humano. Como dizia Francis Bacon: “o conhecimento é em si mesmo um poder”.

 

 

2.     Conhecer mais de um ponto de vista 

 

Nada mais importante do que entender que a sociedade é formada por pessoas completamente diferentes. A democracia exige isso de cada um de nós para que os debates e decisões possam ser tomados de forma coerente, ou seja, o debate democrático é formado pela pluralidade. O mestre Platão falava sobre o princípio da dialética, que é basicamente um jogo de ideias e concepções que geram, entre si, um embate por serem diferentes. O mundo dos livros pode nos conectar, verdadeiramente, com esse princípio e nos mostrar o outro lado da moeda.

 

 

 

3.     Melhorar a sua escrita 

Parece controverso, mas não é. Como já foi dito no começo, a escrita e a leitura estão intimamente ligadas desde o princípio. Com isso, o hábito de ler nos ajuda a aumentar o vocabulário conhecido e fazer com que a escrita seja mais fluida e menos repetitiva. Além disso, os livros podem nos ajudar com as nossas expressões, tornando o processo mais fácil.

 

 

 

4.     A leitura ajuda na concentração e no foco 


A leitura é uma ótima forma de melhorar o nosso foco e concentração. Não importa qual o cunho da história, é preciso estar atento para entender todos os detalhes, assimilar a narrativa contada com os personagens e, posteriormente, tirar conclusões sobre o que foi lido. Para aqueles que sentem dificuldades em começar, uma boa dica é ter um horário de leitura fixo e colocar metas curtas nesse início, como por exemplo, ler de 5 a 8 páginas por dia.

 

 

5.     Aprendizado contínuo 

Sabe aquela frase “ninguém é pequeno demais pra ensinar e nem grande demais pra aprender”? Pois é, essa frase popular diz muito sobre o processo da leitura. Não importa a idade, onde estamos e como, sempre teremos espaço para um novo aprendizado. Além disso, aprender coisas novas é sempre um combustível para seguir em frente. 

 

 

Os melhores
cursos pra você

CANAL TV CEBRAC
DICAS E NOVIDADES

Prêmios

CEBRAC É A REDE DE ENSINO MAIS PREMIADA DO BRASIL

Cebrac Cursos Profissionalizantes
43 3026-8989
cebrac@cebrac.com.br