Blog

05 de Abril de 2019

Liderança no Trabalho: você também pode ser um líder!

A liderança no trabalho, ao contrário do que se pensa, não é papel apenas dos gestores da empresa, mas sim algo ser exercido por qualquer funcionário. Entenda:

 

 

Comparado a outros tempos, com hábitos de gestão mais tradicionalistas e até mesmo mais autoritários, a liderança no trabalho hoje é exercida de forma mais flexível, estratégica e, principalmente, horizontal. Isso quer dizer que, até mesmo para pessoas em cargos iniciais na hierarquia da organização, são necessários e valorizados atos de liderança, independente do setor em que o profissional esteja atuando.

 

Isso acontece principalmente porque os processos administrativos se tornaram mais estratégicos e somente a delegação de funções por parte da diretoria não é o suficiente para gerenciar o time corretamente e garantir o sucesso da empresa. É preciso que toda a equipe esteja alinhada com mesmo objetivos e valores, com líderes vindos de dentro.

O que é ser um líder no trabalho?

Primeiramente, é preciso esquecer a ideia errada de que um líder é alguém que delega ordens e age de forma autoritária perante os funcionários. Um líder no trabalho irá direcionar toda a sua equipe para o sucesso, estando presente em boa parte da operação, gerindo os talentos presentes e motivando o coletivo a colaborar na causa em comum.

 

E o mais importante: esse papel não é somente de diretores, gerentes ou coordenadores.

 

Podemos usar como exemplo a operação diária de um supermercado. Mesmo que hajam gerentes para garantir um atendimento de qualidade ao cliente, um operador de caixa pode exercer atos de liderança no trabalho caso veja problemas acontecendo (um caixa parou de funcionar e deixou o cliente frustrado) e tente os solucionar através da gestão de pessoas (pede para seu colega direcionar o cliente para o seu caixa, que está funcionando).

 

Parece pouquíssima coisa, mas é um ato de liderança que garante a boa imagem da empresa e a harmonia no ambiente de trabalho. Todo funcionário pode encontrar soluções e inovações para situações dentro de sua empresa através da delegação de funções para o coletivo. Tudo que a pessoa precisa é aprimorar algumas características pessoais.

Características de um líder

Inteligência Emocional

Como já falamos anteriormente, é papel do líder saber se relacionar com pessoas e persuadi-las para trabalhar em um situação. Isso não quer dizer somente prestar serviços, mas também resolver conflitos internos. Para isso, é preciso que ele saiba agir racionalmente ao mesmo tempo que consiga se enxergar no lugar das pessoas envolvidas, para que saiba aconselhar a todos com sabedoria e resolver crises, externas ou internas.

 

Comunicação Assertiva

Para que o funcionário (ou o gestor) consiga engajar a equipe em prol de um trabalho de qualidade, é preciso que ele saiba delegar funções corretamente, ou seja, saiba se expressar. Isso vai além de simplesmente falar com convicção. Um excelente sabe “ler” seu colega de trabalho e usar as palavras e até os gestos corretos para que o receptor de sua mensagem entenda o que ele quer e, principalmente, concorde com o que ele quer.

 

Confiança e Respeito

Aliadas a sabedoria e boa comunicação, a confiança e o respeito são essenciais não só para que você se prepare para funções de liderança no trabalho, como também para que o time te enxergue como um verdadeiro líder. É preciso, ato após ato, construir a imagem de alguém que sabe qual é o papel de cada dentro da empresa, além de confiar em suas capacidades profissionais e pessoais. Só assim as pessoas irão aceitar ser norteadas, evitando desavenças e conflitos internos.

 

Proatividade

O líder no trabalho não é alguém sorteado para resolver a situação. Ele é alguém que sentiu o dever de tomar a frente e guiar a todos para a solução. Isso quer dizer que é necessário que a pessoa tenha a percepção mais aguçada que os demais para detectar alguma situação que necessita de trabalho em equipe e tome a frente para nortear a todos sobre o melhor caminho a ser tomado.

 

Inovação

Conhecendo suas próprias habilidade e as habilidades de todos os envolvidos no processo, o líder no trabalho tem a capacidade de resolver problemas de forma criativa, não dependendo de procedimentos e fórmulas prontas. Isso poupa tempo, recursos e possibilita a empresa em que trabalha a crescer.

Aprenda a liderar com o CEBRAC

Nossa instituição é especialista em formar profissionais preparados para o mercado, tanto em habilidades profissionais quanto nas pessoais. Nossos cursos, certificados e referência por órgãos nacionais como SEBRAE, ensinam princípios de liderança a cada disciplina, estimulando o aluno a sair do CEBRAC como alguém pronto para a assumir a liderança no trabalho quando preciso.

 

Conheça nossos cursos

 

Quer mais dicas como essa em nosso blog? Comente abaixo!

Os melhores
cursos pra você

CANAL TV CEBRAC
DICAS E NOVIDADES

Prêmios

CEBRAC É A REDE DE ENSINO MAIS PREMIADA DO BRASIL

CEBRAC CEBRAC Cursos Profissionalizantes 43 3026-8989 cebrac@cebrac.com.br