Blog

20 de Abril de 2021

O que fazer para ter a profissão dos sonhos

Descubra o que você precisa fazer para encontrar a profissão dos sonhos e construir uma carreira cheia de realização e propósito.

Lembra quando você era pequeno e as pessoas perguntavam o que você queria ser quando crescer? Sua resposta era a profissão dos seus sonhos na época. Provavelmente, você falou com aquele brilho nos olhos, imaginando o dia em que viveria dessa profissão e se perguntando como seria esse momento.

Naquela época, ter uma carreira parecia algo bem distante. Mas, o tempo foi passando, e, agora como adulto, pode ser que seus interesses tenham mudado.

Porém, o que não deve ter mudado é a vontade de trabalhar com algo que você realmente goste. Ou seja, sua profissão dos sonhos.

 

Como ter a profissão dos sonhos

As pesquisas indicam que a maioria dos profissionais não está satisfeita com a profissão que escolheu e que mudaria, se fosse possível. Isso é consequência de vários fatores. Um deles é o desconhecimento do que é necessário para escolher e seguir a profissão dos sonhos.

ftpensando

 

Comece pelo Autoconhecimento

O primeiro passo é trabalhar o seu autoconhecimento. Isso significa descobrir com o que você gostará de trabalhar e saber com quais profissões você possui mais afinidade.

Para encontrar essa resposta você precisa se conhecer muito bem. Isso porque trabalhar com prazer é a chave para conquistar o sucesso em qualquer profissão. Pense nas seguintes questões:

• Quais atividades você gosta de realizar em seu tempo livre?

• Quais eram as disciplinas que você mais gostava na escola?

• Quais os gêneros de filmes e livros você mais gosta?

• O que as pessoas costumam dizer que você faz bem?

• Para quais atividades as pessoas costumam pedir sua ajuda?

As respostas demonstrarão as atividades que você realiza por prazer e aquelas em que possui um talento natural. Então, após responder essas perguntas, procure fazer ligações com profissões onde você poderá desenvolver estas atividades direta ou indiretamente.

Estude as profissões e o mercado

O segundo passo para encontrar a profissão dos sonhos é olhar para as profissões relacionadas a essas características.

Pesquise sobre cada uma das profissões que chamaram sua atenção. Concentre-se em descobrir as habilidades necessárias para cada uma delas, bem como os cargos que costumam ser oferecidos para profissionais da área. Além disso, procure entender como é a rotina diária destes profissionais e veja se você se identifica.

Algumas ações que podem ajudar você nesta pesquisa:

• Consultar as disciplinas dos cursos da área, para saber quais os conhecimentos exigidos;

• Conversar com professores e universitários para colher informações sobre os cursos; • Participar de eventos e palestras relacionadas a essas profissões;

• Conversar com profissionais que já atuam nas áreas de interesse;

Não avalie as profissões apenas pelo potencial de ganho financeiro. Esse é um erro muito comum que as pessoas cometem. É claro que essa informação é importante, mas ela não deve ser a principal. Na verdade, ela é apenas um complemento.

notebook

 

Planeje sua carreira

Outro passo essencial para escolher a profissão dos sonhos é a confecção de um plano de carreira. Isso porque planejar seu futuro profissional permite que você tenha expectativas mais realistas. Isso significa considerar os prós e os contras dos caminhos a serem seguidos.

Todos os profissionais bem-sucedidos possuem em comum uma visão do que desejam no futuro. Essa visão deve estar alinhada com sua personalidade e detalhada na forma de um plano de carreira bem elaborado.

Você deve se perguntar onde deseja chegar com a sua carreira, no curto, médio e longo prazo. Estes objetivos exigem preparo e quando você os organiza na forma de um plano, consegue visualizá-los com mais clareza.

O seu plano de carreira vai transformar seus sonhos em metas com prazos bem definidos, tornando mais fácil e organizada sua conquista. Isso porque é através dele que você conseguirá programar seus investimentos de tempo, energia e dinheiro.

Se você não sabe como elaborar um plano de carreira, aqui estão algumas dicas para começar:

• Identificar os objetivos desejados no curto, médio e longo prazo

• Identificar as habilidades necessárias para alcançá-los. Aqui entra o seu autoconhecimento para saber quais você já possui e quais precisará desenvolver;

• Estudar o mercado para alinhar os seus objetivos;

• Traçar as estratégias e ações necessárias, prevendo possíveis obstáculos, inclusive os seus próprios sabotadores comportamentais;

• Executar as ações;

• Ter um olhar crítico para acompanhar os resultados e realizar os ajustes necessários no plano.

Crie sua rede de contatos

O networking será essencial para você conseguir trabalhar na profissão dos sonhos. Por isso, possuir uma rede de contatos profissionais é imprescindível para alcançar o sucesso profissional.

Através dele você consegue estágios, empregos e promoções. O networking, mais do que trocar cartões, é a chance que você tem de se fazer notar e aproximar-se de profissionais interessantes. Dessa forma, quanto antes você começar a desenvolvê-lo melhor.

Você pode fazer uma pesquisa de mercado para identificar quais profissionais você deseja conhecer, onde trabalham e por que seriam contatos interessantes.

Essa busca não deve ser aleatória. Ou seja, é essencial que você tenha feito antes o seu plano de carreira, pois a escolha desses contatos será baseada em pessoas que possam alavancar esse planejamento. Assim, você pode começar conectando-se com esses profissionais no Linkedin, rede social voltada para networking profissional.

Participar de eventos como feiras, congressos, workshops e palestras também são excelentes oportunidades de ampliar seu networking.

pessoas

 

Conclusão

Agora você conhece o passo a passo para escolher sua profissão dos sonhos. Aplicando as dicas apresentadas aqui, você poderá investir em uma carreira profissional cheia de prazer e realização.

Os melhores
cursos pra você

CANAL TV CEBRAC
DICAS E NOVIDADES

Prêmios

CEBRAC É A REDE DE ENSINO MAIS PREMIADA DO BRASIL

Cebrac Cursos Profissionalizantes
43 3026-8989
cebrac@cebrac.com.br