Investir em franquias tem sido uma opção assertiva para muitos empreendedores
Franchising, Franqueadora, Franquia e Franqueado. Esses 4 éfes parecem tudo a mesma coisa, mas não são. Entender o que é franquia pode ser o primeiro passo para alavancar a sua vida profissional e os seus investimentos.
Hoje vamos te explicar a diferença entre esses termos e como essa opção de investimento pode ser vantajosa para você. Aproveite o conteúdo que o Cebrac preparou!
- Diferença entre o que é franquia, franchising, franqueado e franqueadora
- Modelo de negócios na prática
- Franchising: um modelo de negócios
- Franqueadora: a empresa que comercializa o seu modelo de negócios
- Franquia: uma réplica de uma empresa existente
- Franqueado: aquele que compra uma franquia
- Como é abrir uma franquia do Cebrac
Diferença entre o que é franquia, franchising, franqueado e franqueadora
É simples de entender, e nós vamos destrinchar todos os termos detalhadamente a seguir. Mas, em resumo, franquia é uma unidade legalmente copiada de uma empresa que comercializa o seu modelo de negócios, chamada de franqueadora. Já o franqueado é aquele que compra uma franquia. Por fim, o franchising é o modelo de negócios comercializado.
Modelo de negócios na prática
Assim como o Cebrac aqui no Brasil, veja outro exemplo simples e claro, conhecido mundialmente, desse modelo: a rede de fast food McDonald’s.
A primeira lanchonete surgiu em 1940, na Califórnia, EUA, e fez tanto sucesso que alguns empresários quiseram levar aquele formato da lanchonete para outros lugares. Então, deu-se início ao FRANCHISING, o formato de negócio que cria uma rede com várias unidades da mesma empresa. Ou seja, as lojas do McDonald’s começaram a se espalhar e, assim, ele se tornou uma empresa FRANQUEADORA, vendendo o seu modelo de negócio.
Cada unidade da lanchonete, não importa onde ela esteja, é uma FRANQUIA. E, consequentemente, os proprietários dessas franquias, são os FRANQUEADOS.
O McDonald’s entrega comida rápida, enquanto o Cebrac entrega educação de qualidade, que são dois itens indispensáveis na vida de todos. Portanto, já podemos considerar esse como o primeiro motivo para o sucesso de ambas as redes.
Franchising: um modelo de negócios
O franchising é um modelo de negócios consolidado e em constante crescimento, que se destaca como uma das principais formas de empreender no Brasil. Atualmente, o setor abrange diversas áreas, como alimentação, educação, saúde, beleza, moda, e serviços, oferecendo oportunidades tanto para novos empreendedores quanto para investidores experientes.
Já são mais de 3 mil redes franqueadoras e milhares de unidades espalhadas pelo país. O franchising se caracteriza pela diversidade de formatos e pela capacidade de adaptação às necessidades do mercado. Impulsionado por tendências como a digitalização, a sustentabilidade e a inovação nos modelos de operação, buscam oferecer uma experiência conectada e personalizada ao consumidor.
No Brasil, o franchising também se tornou uma forma segura de iniciar um negócio. Ele permite ao empreendedor operar com uma marca reconhecida e um modelo de negócios testado, reduzindo os riscos associados a um novo empreendimento. Com a economia em constante transformação, o franchising se mantém como um pilar de geração de empregos e desenvolvimento econômico nacional.
Franqueadora: a empresa que comercializa o seu modelo de negócios
Em síntese, uma franqueadora é a empresa que criou um modelo de negócio de sucesso e decidiu expandi-lo por meio de franquias. Basicamente, é a dona da marca, do know-how, das receitas e de todo o jeito de operar que fez aquele negócio dar certo.
A franqueadora é quem desenvolve o “manual de instruções” que será replicado nas unidades, estendendo o sucesso da marca em outras localidades. Ela é responsável por repassar esse manual de instruções aos franqueados (os donos das unidades). Além de oferecer também um suporte ao franqueado, com treinamento, orientação sobre gestão, marketing e tudo o que envolve manter o padrão da marca.
É de responsabilidade da franqueadora fazer o acompanhamento para garantir que as unidades estejam funcionando direitinho, do jeito que foi planejado. E também cuidar da inovação e da evolução do negócio, trazendo novidades que mantêm a rede competitiva no mercado.
Pela lei (13.966/19), as franqueadoras não são obrigadas a dar suporte às franquias, porém, a força do setor vem, em parte, dele. Afinal, o suporte contínuo inclui treinamentos, estratégias de marketing e assistência na gestão do negócio.
É como se a franqueadora fosse a “mãe” do negócio, que cuida para que todas as “filhas” (unidades franqueadas) tenham o mesmo brilho e padrão.
O objetivo é garantir que os clientes tenham sempre a mesma experiência positiva, seja na cidade da sede ou em qualquer outra parte do país. No fim das contas, a franqueadora é o coração do negócio, que bate forte para toda a rede crescer e prosperar.
Franquia: uma réplica de uma empresa existente
Chegamos então às “filhas” da franqueadora, aqui, chamadas de franquias. Uma unidade de franquia pode ser uma loja, um quiosque, uma escola ou qualquer outro ponto comercial que atenda às necessidades do modelo de negócio. Há ainda a possibilidade de ser uma oferta digital, com todos os processos online. Os produtos ou serviços oferecidos seguem, obrigatoriamente, a marca e o padrão de qualidade estabelecidos pela franqueadora, tudo é executado com as mesmas características.
Como falamos anteriormente, o suporte não é obrigatório, mas é aqui que ele faz a diferença. A franquia é a representação física, ou online, da marca, onde os clientes têm contato direto com a empresa principal. Ela segue orientações detalhadas para garantir que o atendimento, o layout e os processos sejam consistentes com o padrão da marca. O ambiente é equipado e decorado de acordo com a identidade visual oficial, criando uma experiência familiar para os consumidores, independentemente da localização.
Além disso, a unidade é o ponto de conexão com a comunidade local, funcionando como a “cara” da franquia naquela região. Ela desempenha um papel crucial na expansão da marca, levando seus produtos e serviços para novos mercados. Portanto, a unidade é mais do que um ponto de venda. É uma extensão da marca, responsável por entregar a promessa da franquia diretamente aos clientes, fortalecendo a presença da rede no mercado.
Franqueado: aquele que compra uma franquia
O franqueado é o empreendedor que adquire o direito de operar uma unidade de franquia usando a marca e o modelo de negócios da franqueadora. Ele é o responsável pela rotina da unidade, incluindo gestão de equipe, atendimento ao cliente, controle financeiro e seguir os padrões da franqueadora. O franqueado paga taxas de franquia e royalties pelo uso da marca, know-how e, por vezes, do suporte contínuo.
No caso de uma franquia de educação, o franqueado precisa garantir que a qualidade dos serviços em sua escola siga as diretrizes da franqueadora. Ele também deve manter um bom relacionamento com a comunidade, atuar na captação de novos alunos e gerenciar os recursos da unidade para garantir rentabilidade e crescimento.
O perfil ideal de um franqueado em franquias de educação envolve habilidades de gestão, liderança e um bom relacionamento interpessoal. Ele deve ser alguém que valoriza a educação como ferramenta de transformação e tenha afinidade com o segmento educacional. Além disso, é importante que o franqueado seja comprometido com os padrões da rede, proativo na busca de melhorias e disposto a seguir as orientações da franqueadora para garantir o sucesso da unidade.
Como é abrir uma franquia do Cebrac
O grande diferencial de adquirir uma franquia é contar com a segurança de investir em um modelo de negócio que já foi testado. A franquia educacional tem ainda outra grande vantagem: a receita recorrente. Ou seja, você fecha uma venda hoje e continua recebendo por ela durante alguns meses. Isso faz com que a previsibilidade de faturamento seja maior, trazendo mais tranquilidade ao negócio.
Em 30 anos de história, o Cebrac comprovou a consistência desse modelo de negócio, criando uma rede com quase 80 unidades no Brasil. Atuando em constante evolução, baseados na qualidade, pioneirismo e inovação, geramos franquias lucrativas, que transformam a vida das pessoas pela educação e geração de emprego.
Os franqueados recebem treinamentos e suporte da franqueadora, além de uma gestão de alta performance e uma equipe pedagógica assegurando a qualidade dos cursos profissionalizantes.
A confirmação do sucesso chega por meio do crescimento dos alunos e, também, pelos prêmios recebidos constantemente. Já são 15 anos consecutivos conquistando o selo de excelência da ABF – Associação Brasileira de Franchising.
Portanto, abrir uma franquia do Cebrac é fazer parte de uma rede que preza pela excelência. Que promove a diferença na educação e transforma positivamente milhares de vidas brasileiras. É apostar em algo concreto e investir com solidez.
Seja um franqueado Cebrac! Entre em contato com a nossa EQUIPE DE EXPANSÃO.